sexta-feira, 29 de maio de 2015

17 plantas para desintoxicar sua casa

Curioso para saber quais são estas plantas maravilhosas?

Então, com a palavra, Elias Pereira:
 
Os ambientes internos de casas e empresas podem ser ninhos de intoxicação devido a falta de acesso a raios solares e ventilação adequada, por isso desde a década de 80 os cientistas da NASA vêm estudando o potencial de limpeza do ar pelas plantas e descobriram que somente no Brasil existem 17 plantas que cumprem este papel.
 
Veja abaixo a descrição delas e o potencial de desintoxicação do ambiente.
Aproveite não só para enfeitar sua casa como também deixá-la com um AR limpo e sem toxinas.
 

Ivy

eng_ivy
É a planta número 1 para se ter dentro de casa devido às suas incríveis capacidades de filtragem de ar, sendo a mais eficaz de todas na absorção de produtos químicos. Trata-se de um tipo adaptável, que pode crescer na parede ou ser colocada no chão, e é perfeita para temperaturas moderadas e luz solar média.
 

Azaleia

azalea
Além de linda ela ajuda a remover do ar a substância formaldeído, bastante utilizada em mobiliário fabricado com madeira prensada.
 

Espada de São Jorge

espada
Extremamente eficiente na absorção de dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite (enquanto a maioria das plantas faz este processo durante o dia), portanto, ter uma espada-de-são-jorge no quarto pode ajudá-lo a ter um sono melhor. É o tipo de planta que pode crescer sem muita luz ou água.
 

Lírio-da-paz

lirio
Esta flor, além de uma beleza singular, é ótima para se ter dentro de casa, visto que não exige muita manutenção e que pode reduzir os níveis de uma série de toxinas no ar. Os lírios-da-paz são ideais para locais com sombra e temperaturas mais baixas. Considerada também uma das melhores plantas purificadoras naturais de ar; ela ajuda a diminuir o nível de toxinas do ar, como formaldeído, benzeno, amônia e outros.
 

Filodendro

filodendro
Os de formato de coração são ideais para áreas internas, pois são fáceis de cuidar e suas videiras são decorativas. Semelhante ao Ivy, esta planta é particularmente boa para absorver componentes químicos de produtos de limpeza. Se bem cuidada, pode durar por muitos anos. O filodendro prefere água moderada e pouca luz solar.
 

Jiboia

jiboia
Ela cresce melhor em temperaturas frias e em baixos níveis de luz solar, sendo capaz de filtrar impurezas do ar como formaldeídos, assim como monóxido de carbono e benzeno do ar. Multiplica-se facilmente por estacas. É uma planta benéfica para se ter na sua sala de estar ou pendurada, pois as folhas crescem para baixo, em cascata.
 

Clorofito

clorofito
Eficaz no combate a poluentes (incluindo benzeno, formaldeído, monóxido de carbono e xileno), muito utilizado no tratamento do couro, borracha e impressões. Elas são decorativas e estão na lista das melhores plantas de purificação de ar.
 

Aloe Vera ou Babosa

aloe_vera
É ótima para purificar o ar, pois ajuda na limpeza de poluentes encontrados em produtos químicos de limpeza. Um detalhe curioso é que, quando a quantidade de substâncias nocivas no ar torna-se excessiva, as folhas da planta apresentam manchas em tom marrom.
 

Dracena 

dracena
Benéfica para a remoção de toxinas do ar, tais como xileno, tricloroetileno e formaldeído. Isso sem contar, é claro, que enfeita e dá cor ao ambiente com suas pontas avermelhadas ao redor do verde.
 

Gerbera 

gerbera
Indicada para eliminar resíduos deixados no ar por cigarros, charutos e cachimbos e também é ótima para deixar na lavanderia ou no quarto, pois é muito boa para remover tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa) e benzeno do ar.
 

Crisântemo

crisantemo
Sua principal função é a de filtrar a substância benzeno, muito comum no fumo do tabaco e que pode provocar sérios problemas sanguíneos, se inalado de forma aguda.
 

Samambaia

samambaia
Além de umidificar o ambiente, a planta absorve parte das substâncias que poluem o ar. Vai bem em ambientes à meia-sombra e precisa ser regada três vezes por semana. Além de funcionar como um ótimo umidificador natural, essa planta ainda atua removendo do ar substâncias poluentes como benzeno e xileno.
 

Hera inglesa

hera
Assim como a Ivy a hera inglesa é uma das 100 variedades de Heras existentes e também tem um grande valor de limpeza, foi listada pelos cientistas da NASA como uma das melhores plantas filtradoras de ar. É muito boa em absorver toxinas e multiplica-se facilmente por estacas (pedaços de ramos), preparadas em qualquer época do ano.
 

Ráfia 

Ráfis
É ótima para filtrar amônia, presente em materiais de limpeza, tecidos e tintas para cabelo. A espécie é capaz de neutralizar poluentes, como o formaldeído, mas precisa ser cultivada em um ambiente com meia-sombra e a terra deve ser mantida úmida sempre.
 

Begônia

Begonia
Ajuda a purificar o ambiente, principalmente quando há fumantes no local, já que absorve boa parte da fumaça. Ela precisa receber calor, mas não suporta a incidência direta dos raios de sol. Também é sensível ao frio e seu substrato deve ser mantido sempre úmido.
 

Aglaonema 

Aglaonema
Filtra toxinas presentes no ar, como o formaldeído e o benzeno. É uma planta para ser cultivada à sombra e que não necessita de muita água.
 

Alpínia

Alpinia
Ela capta agentes que poluem o ar e ainda ajuda a deixar o ambiente mais úmido. Precisa receber a luz do sol, mesmo que indiretamente, e não tolera climas frios.
 
Por Elias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário