sexta-feira, 10 de maio de 2013

Jabuticaba


 
Rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e antocianinas.

A jabuticaba contém vitaminas do complexo B que evitam problemas de pele, queda de cabelo e reumatismo.

Casca: sua coloração escura tem pectina em níveis interessantes para diminuir o colesterol e ainda, a antocianina, um antioxidante também presente na uva e na amora, que evita a produção de radicais livres. Um dado interessante é que consumidores de antocianina têm menor incidência de problemas coronários e tumores.

Polpa: rica em ferro, fósforo, vitamina C, niacicina (vitamina B3) que facilita a digestão e auxilia na eliminação de toxinas.
 
Valor Calórico: 100 gramas do fruto possui, em média, 50 calorias.

Sua árvore, a jabuticabeira, é nativa do Brasil e costuma medir entre 6 e 9 metros.
O fruto cresce grudado aos troncos da árvore, tem formato arredondado e é de cor arroxeada.

Prefira as frutas firmes, brilhantes e sem rachaduras.Por ser uma fruta rica em açúcar, a fermentação da jabuticaba inicia logo após sua colheita, o que compromete o sabor e o valor nutricional da fruta. Então, o ideal é consumi-la assim que colhida. Consumir a fruta em suco é a opção mais saudável, pois se aproveita a antocianina presente na casca.

Por ser uma fruta brasileira, é muito comum encontrar jabuticabeiras nos quintais de casa. Encontrar em mercados é bem mais difícil, se quiser comprar, procure em feiras livres. Ainda assim é difícil, isso porque a jabuticaba é ainda uma exclusividade de pomares caseiros. A colheita e conservação da fruta são precárias, já que a jabuticaba inicia sua fermentação logo após a colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário